Tiradentes -MG
Conheça um pouco da cidade
Passeio de Maria Fumaça
Desde a sua fundação o trem maria fumaça Tiradentes nunca parou de funcionar e entre alguns historiadores a Estrada de Ferro Oeste de Minas é considerada a primeira ferrovia de Minas Gerais.
Contudo, o único trecho em funcionamento atualmente é o de Tiradentes a São João del Rei, utilizado apenas como atrativo turístico. Por esse motivo,apenas em 2017, a ferrovia atraiu mais de 135 mil pessoas para fazer o trajeto entre as duas cidades do interior de Minas Gerais.
Os vagões centenários permitem aos viajantes uma experiência épica, como uma viagem no tempo que dura cerca de 40 minutos em um percurso de 12 km, indo de Tiradentes a São João Del Rei.
Em 2017, o trem passou a contar com um vagão modificado com acessibilidade para cadeirantes e idosos.
Com um clima agradável e acolhedor que o interior de Minas Gerais sabe oferecer bem, a viagem é calma e relaxante. O trajeto é cercado por paisagens belíssimas que preservam a arquitetura do século XIX, sem contar na vista para a Serra de São José. Desfrute do passeio ouvindo o apito característico do trem Maria Fumaça.
Gruta Casa de Pedra
Localizada a margem esquerda do rio das mortes, no distrito de São João del Rei, a qual dista 6 km, constitue-se um espetáculo físico criado pela natureza, contemplado por crianças, jovens e adultos. Sua composição geológica é o calcário, que proporciona apreciação de raridades naturais como as estalactites e estalagmites que levam séculos para serem constituídas. Não é simplesmente uma gruta, serviu de inspiração ao romancista Bernardo Guimarães que escreveu o livro " Mauricio ou os Paulistas em São João del Rei ". As cenas do livro retratam as belíssimas galerias da Gruta Casa de Pedra que podem ser citadas como Salão das Paineiras, Paredes Gêmeas, Dedo de Luva e outras mais. Assim, com tantas curiosidades ainda a conhecer e auxiliado pelos monitores, é culturalmente gratificante viajar pelo " mundo das rochas " na Gruta Casa de Pedra. Visite a Casa de Pedra, admite e proteja!
Chafariz de São José
O chafariz fica localizado dentro de um grande pátio cercado de muretas com bancos e foi construído com três diferenciais: na parte da frente sua função é abastecer com água potável a população, à direita sua função é servir como suporte para as lavadeiras locais e à esquerda sua função é servir de bebedouro aos animais.
Sua fachada Barroca guarda uma rara imagem de São José e um Brasão de armas do Reino de Portugal.
Construído em meados do século XVIII, o Chafariz de São José, trabalhado em quartzito, tem sua arquitetura semelhante à fachada de uma igreja barroca.
A frente do chafariz é possível parar um pouco para descansar nas banquetas que compõem o pátio do monumento, trazendo uma certa imposição e beleza à construção como um todo.
O local é um dos mais visitados da cidade, todo morador da região pode afirmar que já visitou o local pelo menos uma vez. Sem dúvidas, faz parte do itinerário da grande maioria dos turistas que passam pela cidade.
Em 1719, foi criado o município de São José del Rei, mais tarde São José do Rio das Mortes. A criação do distrito data de 1724 e, em 1849, o território do atual município foi desmembrado de São João del Rei. Em 1860, a sede municipal foi elevada à categoria de cidade e, em 1889, recebeu o nome de Tiradentes.